Skip links

Carta a Curitiba – Curitiba e sua Rica Vida Musical

Minha querida Curitiba, fui recebida por você aos 7 anos de idade.
Meu pai, Oldemar Justus, de espírito sonhador e ousado e minha mãe, Glayra Meister Justus sua sempre companheira e apoiadora, ambos com raízes familiares pontagrossenses tradicionais decidiram começar uma nova vida na capital, repetindo, assim, seus ancestrais imigrantes europeus que aqui chegaram, cheios de esperança, coragem e muita fé religiosa para começar uma nova vida.
Nasci em Ponta-Grossa em 12 de agosto de 1947.
Eu e minha irmã Rosana Justus Braga chegamos com nossos pais à Curitiba dos anos 50, uma cidade com uma vida musical e cultural intensa, num momento de expressiva evolução cultural!
Em nossa casa, as reuniões eram sempre musicais! Meu pai tocando no acordeón suas composições, valsas vienenses, música clássica ou escutando discos de acetato, com as maravilhosas interpretações dos tenores italianos Caruso, Beniamino Giggli e outros, da sua extensa e preciosa coleção. Economista e auditor, fundador da primeira empresa de auditoria do Paraná, cultivou sempre seu amor à música e à poesia. Foi o segundo ocupante da cadeira n.º 30 da Academia Paranaense de Letras.
Esse ambiente abriu para mim o universo musical já aos 5 anos, e comecei meus estudos de piano.
Ao chegar a Curitiba importantes instituições já estavam em plena atividade, como o Conservatório de Música Prof. Raul Menssing e o Balé Thalia do Prof. Tadeu Morozowicz que proporcionavam ensino de alta qualidade e o Colégio Sion, de origem francesa, onde sempre estudei, que primava pela formação integral de suas alunas incentivando-as ao gosto e conhecimento das artes e de nossa rica língua portuguesa.
Também nos anos 50 a SCABI – Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê, fundada por intelectuais curitibanos, já trazia para Curitiba os grandes nomes da música clássica do Brasil e do mundo da época! Concertos e palestras inundavam nossa Curitiba de boa música! Ponta Grossa também era um centro musical importante e ativo com sua sucursal da SCABI, da qual meu pai era secretário e a quem acompanhei na recepção de muitos artistas e músicos de renome internacional. Da SCABI nasceram a Pró Música, nossa Orquestra Sinfônica e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, os Festivais de Música de Curitiba e os Cursos Internacionais de Música do Paraná a partir dos anos 60.
Os Festivais de Música marcaram época proporcionando à nossa cidade um intercâmbio cultural musical internacional, sendo norteadores da Oficina de Música e da Camerata Antiqua, solidificando nossa linda Curitiba como uma referência nacional no campo musical.
Hoje em dia, o que dizer de nosso Teatro Guaíra, um dos precursores da arquitetura moderna no Paraná? Este projeto de Rubens Meister reina soberano em nossa cidade, como um dos maiores teatros da América Latina e a Capela Santa Maria, sede de nossa Camerata Antiqua, oferecem aos curitibanos concertos de excelência!
Outro acontecimento de grande relevância cultural em nossa Curitiba foi a criação, em 1992, do Espaço Cultural Solar do Rosário no Centro Histórico, pelo idealismo e empenho de Regina Casillo, grande incentivadora das artes. Uma nova época na cultura curitibana iniciava e o Solar tornou-se um importante difusor de arte e cultura. Com seu apoio e entusiasmo, surgiu ali, de forma pioneira o curso Formação de Plateia em Música Clássica que se espalhou pelo Brasil, chegando a Miami. Sinto-me orgulhosa e gratificada por estar completando 25 anos como professora neste espaço tão especial.
O Centro Cultural Glaser, através de sua fundadora Niroá Glaser e o Centro Paranaense Feminino de Cultura, tendo à frente Chloris Casagrande Justen, a primeira mulher a presidir a Academia Paranaense de Letras do Paraná, também abriram suas portas para os cursos de Formação de Plateia em Música Clássica.
Aqui em Curitiba conheci meu marido, Rafael Fernandes Costa Neto, meu querido companheiro de vida, do qual recebi irrestrito incentivo e apoio em minha dedicação à música. De nossa união tive meus dois amados filhos Fabiano Justus Fernandes Costa e Oldemar Justus Fernandes Costa, que me deram cinco netos.
O rico ambiente cultural musical de nossa Curitiba e a minha vivência musical familiar influenciaram meu amor à música me levando a assimilar a importância da música clássica e os benefícios da vivência com a rainha de todas as artes em nossas vidas.
Obrigada, Curitiba!

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação